Coordenador : Karin de Mello Weig
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388578.2201.271193.22022023
Departamento/Setor: MOT
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos da faculdade de odontologia com vulnerabilidade sócio economica diretamente e pacientes atendidos nas clinicas da instituição indiretamente
Local de atuação: faculdade de odontologia UFF/Niterói
Objetivo
Objetivo Geral: Promover uma curso de Odontologia socialmente mais inclusivo, democrático e equitativo, com igual oportunidade de permanência e desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Objetivos específicos: Emprestar instrumentais odontológicos a estudantes com vulnerabilidade social; Atuar pedagogicamente na formação ética e solidária dos estudantes; Discutir e revisar as listas de instrumentais odontológicos; realizar produção científica para divulgação e estímulo da criação de bancos de instrumentais em outras universidades.
Resumo
Frente a um curso historicamente elitizado e tecnicista tal como o curso de odontologia, um esforço da instituição formadora se faz necessário no sentido de tornar o ambiente e o percurso acadêmico mais democrático, equitativo, inclusivo e acessível. O BIOFOUFF foi criado para ser um uma forma de igualar oportunidades de formação entre os estudantes, buscando apoiar a Política de Cotas, sendo uma ação relevante para a permanência dos estudantes no curso. Espera-se, portanto, que a evasão seja reduzida em função do alto custo dos instrumentais e os estudantes de baixa renda possam almejar uma trajetória acadêmica com oportunidades de desenvolvimento e finalização do curso adequadamente, uma vez que o BIOFOUFF tem o objetivo de realizar o empréstimo de instrumentais a estudantes socialmente vulneráveis.